Relatório de válvulas
O controle de vazão é feito pelo elemento final de controle, e o mais comum dele na indústria de processo é a válvula de controle. Tipicamente uma válvula de controle constitui-se do corpo da válvula, das partes internas como o obturador e a sede, um atuador que fornece a força motora para operar a válvula, e uma variedade de acessórios, que incluem posicionadores, transdutores, reguladores de pressão e de alimentação e chaves de posição, entre outros. Os acessórios são essenciais para um bom desempenho final da válvula.
Estudos abrangentes sobre o desempenho das malhas de controle indicam uma alta variabilidade do processo, e que em muitos casos as culpadas são as válvulas de controle, os fatores que levam ao baixo desempenho das válvulas de controle são: o dimensionamento e o tipo de válvula; características estáticas e o tempo de resposta da válvula.
As folgas mecânicas resultam na descontinuidade do movimento quando há inversão da direção de atuação da válvula de controle, estas folgas ocorrem nas engrenagens de transmissão de movimento e na conexão entre a haste e o seu atuador. A eliminação dessas folgas é fundamental para o desempenho da válvula.
OBJETIVO
Conhecer as partes internas de uma válvula de controle, visando entender seu funcionamento e estudar a sua calibragem.
PARTE EXPERIMENTAL (MATERIAIS UTILIZADOS):
1 Chave de boca nº 22
1 Chave de boca nº 15
2 Chaves de boca nº 13
1 Chave L
1 Bancada com compressor de ar
PROCEDIMENTOS:
Procedimento de Desmontagem: Primeiramente retiramos o corpo da válvula do castelo, removendo os parafusos da tampa superior e retirando a haste. Logo após a retirada do corpo da válvula desconectamos o atuador do castelo retirando os parafusos do atuador, removendo a parte superior do atuador. No processo de desmontagem do atuador retiramos o diafragma de película flexível, a mola responsável por segurá-la e as porcas de ajuste da haste junto com o anel de vedação. Finalizando assim o processo de