A bobina de Helmholtz
Objetivo: Este experimento tem como objetivo encontrar o campo magnético terrestre Bt, determinar o dipolo magnético e investigar os conceitos de campo magnético gerado por uma bobina de Helmholtz.
Introdução:
O campo magnético é um campo vetorial não conservativo detectado pela força que este exerce sobre outros materiais magnéticos ou cargas elétricas em movimento. È importante notar que não existem monopolos magnéticos, ou seja, não existem materiais magnéticos que apenas emitem ou apenas recebem campo. A força magnética pode sobre uma carga q pode ser definida como:
Lei de Biot-Savart: Estabelece uma relação entre o campo magnético B gerado por uma corrente I constante. Quando uma corrente elétrica atravessa um condutor, surge espontaneamente um campo magnético ao seu redor, sendo formado por linhas de força circulares. A relação entre o sentido da corrente e o do campo magnético podem ser achados pela regra da mão direita, enquanto que sua intensidade pode ser determinada pela lei de Biot-Savart, que diz que a intensidade do campo é diretamente proporcional à intensidade da corrente, e inversamente proporcional a distancia do ponto onde se deseja calcular esse campo.
Para um fio retilíneo, por exemplo, a intensidade de B é dada por:
Onde µ é a permeabilidade magnética do meio, I a intensidade da corrente, e R é a distancia do ponto onde se deseja calcular o campo.
Lei de Ampère: É utilizada para se calcular o campo magnético em uma distribuição de cargas que apresentam um considerável grau de simetria, levando a um calculo facilitado do campo magnético gerado. A Lei de Ampère utiliza