Relatório de visita técnica
FACULDADE REDENTOR
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
ESTUDO DA FORMA: RELATÓRIO DE VISITA DE ESTUDOS
PROF. Flavia de Souza Royse. SEMESTRE 2015-1
ALUNO: PRISCILLA DAFLON QUEIROZ
MATRÍCULA: 1202020
Comunidade Santa Marta e Instituto Moreira Salles No ultimo dia 16 de maio, os alunos do 1º período de Arquitetura e Urbanismo, realizaram uma visita de estudos à Comunidade Santa Marta e ao Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro. Com os seguintes objetivos:
Desenvolver uma percepção (se baseando na didática desenvolvida em discursões que tiveram inicio em sala de aula) voltada para os diversos tipos de desenvolvimento urbano, utilizando como “objeto de estudo”, a Comunidade Santa Marta.
Visita Técnica ao IMS (Instituto Moreira Salles) buscando aprimorar a visão critica de um espaço e suas funções, se pensado como uma arquitetura, analisando as prioridades que eram fundamentais em seu período arquitetônico, estudando seu programa de necessidades que atendia o perfil do cliente, com intuito de elaborar na disciplina de Estudo da Forma, um caderno de especificações técnicas da obra modernista visitada. Ao chegarmos ao primeiro local de visitação, o Prof. Yuri fez uma breve explicação de como decorreria a visita e a maneira que deveríamos agir, já que ali, na Comunidade Santa Marta (Comunidade da Cidade do Rio de Janeiro que se encontra pacificada desde 2008), se trata do local de moradia de milhares de famílias. Onde nós, “estrangeiros”, iriamos intervir no cotidiano dos moradores locais com a finalidade de conhecer um pouco da rotina e a maneira com que se comportam diante das dificuldades encontradas em uma “Cidade Ilegal”. De seguida, foi feita uma visita ao IMS, uma casa moderna que teve seu projeto concluído em 1950, período rico se referindo ao movimento arquitetônico brasileiro. Uma arquitetura que teve sua função de residência, convertida em centro cultural. Espaço esse, muito bem empregado e adaptado ao