Relatório de visita técnica
No dia 08/03/2012 fizemos uma visita ao Laboratório Prático de Enfermagem, localizado no Centro de Ciências da Saúde da UFRN, Departamento de Enfermagem, sala 4, no qual foi realizada uma palestra explicativa a respeito dos Processos de Enfermagem, ministrada pela enfermeira e mestranda Mariana Pereira da Silva.
Além do tema exposto, a palestrante fez um pequeno demonstrativo de alguns instrumentos de trabalho do enfermeiro: a máscara cirúrgica, as luvas esterilizadas e o modo correto de manuseá-las, o estetoscópio, o esfigmomanômetro e o prontuário de diagnóstico de enfermagem. Este último elemento constitui-se de um instrumento novo, ainda em fase de adaptação, que nos mostrou a corrida em busca do reconhecimento da capacitação dos profissionais da enfermagem. Nele o enfermeiro faz uma coleta de dados dos pacientes a fim de se chegar a um diagnóstico do quadro analisado.
Na palestra também nos foi apresentado a importância e o dever de um enfermeiro em monitorar o período e a frequência correta de mudar a posição de pacientes que não tem condições de se movimentar sozinhos para que não venham a desenvolver ferimentos cutâneos chamados “ escaras”, ocasionados pela deficiência na circulação sanguínea local do ponto pressionado sobre o leito.
Como dito inicialmente, o tema central da palestra foi Processo de Enfermagem, que, em âmbito geral, visa à sistematização da assistência dos enfermeiros e, com isso, promover a melhoria do desempenho do atendimento. A aplicação do processo de enfermagem consiste na utilização da metodologia científica nas ações da classe profissional.
Segundo Wanda de Aguiar Horta, em seu livro Processos de Enfermagem, com o advento de tal sistematização a profissão atingiu sua maioridade e se manifesta na interação e transação do profissional com o cliente ou paciente. Essa nova forma de ver a enfermagem surgiu com a concepção de que o homem é um todo dinâmico, em constante interação com o ambiente através do seu sistema de