Relatório de visita técnica glp
DIOGO ANDRADE WANDERLEY SILVA – 1º TEN BM
ANGELO FRANCISCO SARMENTO – 1º TEN BM
Maceió, Dezembro de 2012.
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A ÁREAS DE ARMAZENAMENTO DE GLP.
Introdução
A 5ª Turma do Curso de Vistorias e Análises Técnicas em Edificações do CBMAL, sob a orientação do Cap. BM/CE GIULLIANO, realizou em 06 Dezembro de 2012, às 08h00min horas, visita técnica em áreas de armazenamento de recipientes de GLP CLASSE IV, ou seja, até 960 kg, no bairro do Trapiche da Barra, nesta Cidade de Maceió – AL.
A visita teve como objetivo constatarmos “in loco” o que foi passado em sala de aula, com ela pode observar o que a norma cobra para a segurança das pessoas em área de armazenamento de recipientes de GLP. Verificou-se que a empresa adota processos de gestão pela qualidade, obtendo bons resultados e garantia do mínimo de segurança que o COSCIP e NBR. 15514.
Durante a explicação foi abordado, principalmente as exigências das áreas de armazenamento e também foi repassada a importância da devida Fiscalização anual para o perfeito funcionamento dos equipamentos, garantindo uma eficiência e qualidade assim como evitando possíveis problemas relacionados à falta de prevenção.
Para locais que armazenem, para consumo próprio, cinco ou menos recipientes transportáveis, com massa líquida de até 13 kg de GLP, cheios, parcialmente cheios ou vazios, devem ser observados os seguintes requisitos:
Possuir ventilação natural;
Preferencialmente protegido do sol, da chuva e da umidade;
Estar afastado de outros produtos inflamáveis, de fontes de calor e de faíscas;
Estar afastado no mínimo 1,5 m ralos, caixas de gordura e de esgotos, bem como de galerias subterrâneas e similares.
A capacidade de armazenamento, em quilogramas de GLP, de uma área deve ser limitada pela soma da massa líquida total dos recipientes transportáveis cheios, parcialmente utilizados e vazios.
Os recipientes transportáveis de