Franquia
FRANCHISING
Trabalho apresentado à disciplina de Organização Empresarial.
Novembro de 2012
Santa Maria/RS
FRANCHISING: Uma estrutura organizacional estratégica
1. Introdução
Sendo cediço que toda organização é composta por estrutura, processos e resultados, tendo por funções administrativas o planejamento, a direção e o controle (ação organizacional), deve-se ter em mente que sua eficácia e eficiência dependem diretamente do modo como é organizada e como são administradas suas funções. Ou seja, atenta-se para os objetivos propostos, para a ação organizacional, compatibilizando potencialidades e ambiente interno e externo, somadas às circunstâncias pessoais – as relações humanas. Com o êxito dessa estrutura, uma das modalidades possíveis para o fortalecimento e expansão do negócio é a utilização do Franchising, termo inglês que significa Franqueamento, com abertura de franquias, impondo aos administradores desafios frente à organização em rede.
2. Entendendo o Instituto
Franchising, ou franquia empresarial, é uma estratégia administrativa cujo propósito é a venda de licença, ou seja, é o negócio jurídico pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição de produtos ou serviços, pagando parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties.
Configurando uma estratégia para a expansão dos negócios, tem por vantagens o franchisado usufruir da reputação já alcançada pela marca e o franchisador expandir o seu negócio para outras localidades, sem encargos e remunerado.
Extrai-se, pois, definição de sistema de franchising do ponto de vista do franqueador, como do ponto de vista do franqueado, podendo-se visualizar conforme segue:
Fonte: MAURO, Paul César. Guia do Franqueador: como desenvolver marcas mundiais. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Nobel, 2006.
Esse sistema teve sua origem em meados do século XIX, nos Estados Unidos, precisamente no