Relatório de Visista ao Bosque Municipal de Marília SP
658 palavras
3 páginas
União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo – UNIESPAlceli Pereira Machado – 5º Termo Licenciatura em Pedagogia
Relatório de aula experimental no “Bosque Municipal Rangel Pietraróia”
¹O Bosque de Marília nasceu de uma reserva florestal do município comprada em 1942, usada e explorada pela Prefeitura até 1974, quando, sob interferência da administração municipal, foram abertas alamedas, construidas instalações e viveiros de animais, transformando o local no conhecido "Bosque Municipal Rangel Pietraróia", área de lazer e cultura para todos, que é administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
No dia 27 de fevereiro de 2014, estivemos no Bosque Municipal de Marília/ SP em uma aula experimental para colocarmos em prática o assunto estudado em sala de aula, juntamente com a Profª Marina.
Ao chegarmos ao bosque fomos recepcionados pela Eliana em uma sala específica onde podemos aprender um pouco sobre a mata ali localizada, conhecemos algumas espécies de animais, madeiras e sementes, podemos aprender um pouco de como deve ser nosso comportamento em relação à natureza e aos animais nativos de cada local.
O Bosque é composto por uma parte da Mata Atlântica, esta é uma mata tropical e as árvores que ali existem são nativas do próprio local, embora já tenha havido desmatamento, não é mais permitido e as árvores que caem permanecem no local onde caiu sem serem removidas, a não ser que estejam obstruindo alguma passagem.
No ambiente só é permitido ter algumas espécies de aves, tartarugas, alguns tatus, cotia e alguns gatos habitam o local por serem levados até lá e por ali mesmo procriarem, esses gatos recebem tratamento veterinário adequado e são doados para quem tenha intenção de criá-los.
A mata possui uma variedade de árvores nativas, entre elas encontra-se o Pau-Brasil, conhecido através da chegada dos portugueses ao Brasil e de onde se originou o nome Brasil, também era utilizado pelos índios para tingir roupas e pintar o corpo.
Há