relatório de uroànalise
Exame de urina
Introdução
Urinálise compreende as análises física, química e microscópica da urina, com o objetivo de detectar doença renal, do trato urinário ou sistêmica, que se manifesta através do sistema urinário. É um teste laboratorial muito utilizado na prática clínica, constituindo um dos indicadores mais importantes de saúde e doença.
Trata-se de um dos exames mais antigos de que se tem conhecimento. Os componentes do exame de urina incluem a avaliação das características macroscópicas (cor e aspecto), físicas (pH e densidade ou gravidade específica), químicas (através de tiras reagentes), bioquímicas e microscópicas, além de testes confirmatórios quando necessário.
Os principais erros em urinálise incluem tipo de amostra inadequada para o exame a ser realizado, frascos de coleta inadequados, demora no transporte, falta de homogeneização das amostras, cuidados inadequados com os reagentes, uso de técnicas inadequadas, relato inadequado dos achados, desconsiderar um achado na análise, desconhecimento do papel dos interferentes e não analisar todos os achados em conjunto.
Objetivos
Coletar informações importantes, de forma rápida, seja para o diagnóstico e monitoramento de doenças renais e do trato urinário seja para a detecção de doenças sistêmicas e metabólicas não diretamente relacionadas com o rim.
Materiais
1- Amostra
2- Fita Reagente
3- Lâmina e Lamínula
4- Luvas
5- Toca
6- Máscara
7- Tubos de Ensaio
8- Tubo Cônico
9- Coletor Universal
10- Estante para Tubos
11- Centrifuga
Métodos
Colocou-se 10 ml de urina do coletor universal para o tubo cônico e mergulhou-se a fita reagente, sendo feito as avaliações das características macroscópicas, físicas e químicas posteriormente, após, o tubo foi levado para a centrífuga a 2000rpm durante 10 minutos, com a pipeta automática foi coletado 20 microlitros da amostra, colocando em uma lâmina, e sobre a mesma uma lamínula, assim possibilitando a análise (microscópio