Relatório de estágio
2012
1. INTRODUÇÃO
As atividades praticadas referem-se aos seguintes setores: recepção, hematologia, bioquímica, uroanálise e parasitologia que serão exploradas abaixo.
2. RECEPÇÃO
A recepção é de suma importância em um laboratório de analises clinicas pois é onde as instruções adequadas serão dadas para a colheita/realização do exame da maneira mais fidedigna possível além de minimizar erros e permitir rastreabilidade da amostra assim como dados do paciente complementares importantes aos exames (Uso de drogas, remédios, condições pré-existentes, etc)
3. HEMATOLOGIA
A hematologia estuda o sangue, seus distúrbios e doenças. Dentre o estudado está os elementos figurados como os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (GÓSS, 2008).
No setor de hematologia realiza-se: Hemograma, coloração de laminas, VHS (Velocidade de Hemosedimentação), tipagemsanguinea (sistema ABO e fator RH), fatores de coagulação (TP e TTP). A coleta de sangue nesses exames exige tubos específicos com anti-coagulantes como o EDT e em caso de testes de TP/TPP usa-se o citrato de sódio.
Hemograma:
Primeira parte da realização do hemograma consiste na coloração que era realizada pelo método de coloração rápida com o conjunto de corantes utilizado no local. Na segunda parte havia a realização da contagem total de células e igualmente os índices hematimétricos e plaquetários, que era realizado por automação, porém, a contagem diferencial leucocitária era realizada por microscopia através de lamina corada, onde se realizava a contagem diferencial, bem como a observação de alterações relacionadas ao esfregaço. A contagem de células e valores hematimetricos era feita no Sysmex KX-21N.
VHS:
A hemossedimentação mede a estabilidade da suspensão de hemácias no plasma que, por ser menos denso, favorece a sedimentação dos glóbulos pela ação da gravidade. Usa-se uma pipeta de Westergreen e mede-se em milímetros o quanto