Relatório de Técnicas de Análise Estrutural
1250 palavras
5 páginas
1. Introdução A metalografia quantitativa é definida como o conjunto de métodos para exploração do espaço tridimensional a partir da disponibilidade de seções bidimensionais das amostras. A metalografia procura relacionar a estrutura íntima do material com as suas propriedades físicas, com o processo de fabricação, com o desempenho de suas funções e outros. Ela pode ser dividida em dois grupos: Macrografia e Micrografia. Se tratando de ensaios macrográficos, examina-se a olho nu ou com pouca ampliação (até 50x) o aspecto de uma superfície após devidamente polida e atacada por um reagente adequado. Por seu intermédio tem-se uma idéia do conjunto, referente à homogeneidade do material, à distribuição e natureza das falhas, impureza e ao processo de fabricação, qualidade de solda, profundidade de tratamentos térmicos entre outras características. Já considerando ensaios micrográficos, este consiste no estudo dos produtos metalúrgicos, com o auxílio do microscópio, onde se pode observar as fases presentes e identificar a granulação do material (tamanho de grão), o teor aproximado de carbono no aço, a natureza, a forma, a quantidade, e a distribuição dos diversos constituintes ou de certas inclusões.
2. Objetivo Utilizando a metalografia, promover a preparação de uma amostra com o objetivo de se obter informações a respeito de sua estrutura, ou seja, realizar a análise estrutural do material.
3. Materiais e Métodos Em laboratório, com uma amostra já selecionada, foram realizados alguns procedimentos com o objetivo de preparar a amostra para que fosse possível realizar a sua análise estrutural. Após cada etapa (desbaste, lixamento, polimento e ataque químico) a amostra foi analisada com o auxílio do Microscópio Óptico Trinocular da marca PANTEC, acoplado a uma microcâmera de vídeo e captura de imagens, utilizando o software UMIAS 2006.
3.1. Desbaste Inicialmente, a