Relatório De Tijolos Maciços
Filipe Behrends de Souza.
Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM, fgbehrends@hotmail.com
Resumo
Este relatório ira abordar de forma sucinta, todas informações importantes sobre o tijolo maciço cerâmico para alvenaria, além de demonstrar o passo a passo do processo de fabricação do tijolo.
Palavras-chave
Tijolo maciço. Cerâmico. Alvenaria. Processo de Fabricação. Passo a Passo.
Abstract
This report will address briefly all important information about the ceramic solid brick masonry and demonstrates step by step the brick manufacturing process.
Keywords
Solid brick. Ceramic. Masonry. Manufacturing Process. Step by Step.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo do estudo é obter informações sobre o processo de fabricação do tijolo maciço. Sua origem, características, tipos, materiais, utilização, vantagens e desvantagens e a sua aplicação, também serão abordados.
A metodologia incluiu a obtenção de informações sobre o processo de fabricação do tijolo, desde a escolha do material até o produto finalizado.
1.1 Origem Os vestígios mais antigos de tijolos datam de 7500 a.C.; foram encontrados em Çayönü, no sudeste da Anatólia, na Turquia. Em descobertas mais recentes, foram encontrados tijolos de 7000 e 6395 a.C., em Jericó e em Çatalhüyük, respectivamente. A partir de dados recolhidos nestas e outras descobertas arqueológicas, foi concluído que os tijolos cozidos tijolos secos ao sol) foram inventados no terceiro milênio antes do nascimento de Cristo, no Oriente Médio. Os tijolos foram uma inovação tecnológica importante, pois permitiram erguer edifício resistentes à temperatura e à humanidade, numa altura em que o Homem deixou de ser nômade, passando a ter a necessidade de possuir construções resistentes e duráveis. Por volta do ano de 1200 a.C., a fabricação de tijolos generalizou-se na Europa e na Ásia. Milenar, o tijolo maciço acompanha a história da construção do mundo. No Brasil, aos poucos, esse