Relatorio de densidade de amostras de areia, tijolos, pregos
Este relatório tem por objetivo determinar a densidade de amostras de areia, tijolos, pregos e esfera de isopor.
2- INTRODUÇÃO
Todo material possui sua densidade, que é a massa por unidade de volume de uma substância, que pode ser obtidoa partir da Equação 1.
(1)
Em que m é a massa e v o volume.
A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. A unidade no SI (Sistema Internacional) é expressa em quilograma por metro cúbico (kg/m³), mas o mais utilizado é gramas por centímetro cúbico (g/cm³). A densidade é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro. Ela também pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial. A densidade também possui outros tipos como:
Densidade aparente (densidade bruta) corresponde ao volume ocupado por uma determinada massa de sólido (pó ou granulado), incluindo a porosidade.
Densidade real corresponde ao real volume que determinado sólido ocupa, não levando em conta sua porosidade.
Por este motivo que a densidade da rocha granítica é diferente da brita feita a partir do granito. Um exemplo seria a brita, que se produzida a partir de granito, que possui densidade (massa volumétrica) de 2,75 g/cm3 (ou 2750 kg/m3), resulta em densidades aparentes de 450 a 550 kg/m3. Igualmente, o quartzo, de densidade 2,65 (correspondente a 2650 kg/m3), resulta em areias que podem possuir densidade aparente de 830 a 890 kg/m3, por exemplo.
A densidade relativa é uma propriedade física intensiva. É característica de cada substância. A sua determinação contribui para a identificação de substâncias desconhecidas, comparando o valor encontrado experimentalmente com os valores existentes em tabelas.
Usasse a técnica do volume deslocado de Arquimedes, para encontrar a densidade de um objeto de forma irregular que diz: "Todo corpo imerso em um fluido