Relatório de química
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Instituto de Biociências – IBIO
Departamento de Ciências Naturais – DCN
Disciplina : Química Geral e Inorgânica
Professora : Maria Eugênia Sena
Aluna : Gabrielle da Rocha Guimarães
Curso : Ciências Biológicas – Bacharelado
Turma A Nº da prática : 03
Prática realizada em : 03/10/2011
Separação de Misturas Homogêneas – Destilação Simples
Rio de Janeiro
2º semestre 2011
I. Introdução
Mistura Homogênea: são misturas em que não é possível a distinção de fases, apresentando apenas uma fase definida (a olho nu observa-se apenas uma característica).
Destilação: é um processo caracterizado por uma dupla mudança de estado físico, em que uma substância, inicialmente no estado líquido, é aquecida até atingir a temperatura de ebulição, transformando-se em vapor, e novamente resfriada até que toda a massa retorne ao estado líquido. O processo tem sido utilizado desde a antiguidade para a purificação de substâncias.
A maioria dos métodos utilizados durante o processo de purificação de misturas homogêneas baseia-se na destilação simples, que consiste na evaporação parcial da mistura líquida, a fim de separar seus componentes. As substâncias mais voláteis, isto é, com menor ponto de ebulição, vaporizam primeiro. Ao passarem por um condensador, se liquefazem, sendo finalmente recolhidas em um recipiente. Esse procedimento é válido para a purificação de líquidos com impurezas voláteis dissolvidas e para a separação de misturas cujos componentes apresentam pontos de ebulição bem diferenciados.
Quando os pontos de ebulição dos componentes de uma mistura são muito próximos, a destilação simples não permite uma boa separação, sendo