Relatório de química
1.OBJETIVOS:
Conhecer equipamentos e técnicas de medidas de volumes em laboratório.
2.INTRODUÇÃO TEÓRICA: Em trabalhos de laboratórios, as medidas de volume aproximadas são efetuadas na quase totalidade dos casos com provetas graduadas, cálices graduados e de modo muito grosseiro, com beckers com escala e, as medidas volumétricas chamadas precisas, com aparelhos volumétricos.
3.MATERIAIS E REAGENTES: Becker de 250 mL Erlenmeyer de 250 mL Proveta de 100 mL Pipeta volumétrica de 25 mL Pipetas graduadas Bureta de 50 mL Relógio com ponteiro de segundos Funil comum
4.PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: a) Medir 100 mL de água em um Becker e transferir para o Erlenmeyer. Verificar o erro na escala. (aumentou) Transferir para a proveta graduada e fazer leitura do volume. Verificar precisão. (aumentou) b) Medir 100 mL de água na proveta graduada e transferir para o Becker. Verificar o erro na escala. (não altera) Transferir para o Erlenmeyer. Verificar precisão. (diminuí) Colocar esses três aparelhos em ordem crescente de precisão ( Erlenmeyer, Becker, proveta) c) Pipetar 25 mL de água usando a pipeta volumétrica. Transferir para a proveta. Comparar a precisão das escalas. (aumentou) d) Pipetar com uma pipeta graduada (transferindo para diferentes tubos de ensaio), 1 mL;2 mL;5 mL;1,5 mL;2,7 mL; 3,8 mL e 4,5 mL de água. e) Encher uma bureta com água (acertando o menisco e verificando se não há ar em parte alguma perto da torneira). Transferir o volume para o Erlenmeyer. Comparar a precisão das escalas (aumentou)
5. QUESTIONÁRIO SOBRE A VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL: a) Faça um esquema de cada tipo de aparelho de medição volumétrica observado.