Relatório de Química
Obter o valor da constante elástica de mola fazendo uso do método gráfico em papel milimetrado e comparar esse valor com o obtido pelo método estático.
2. Introdução
Nesta parte do nosso roteiro fizemos experimentos para determinar a constante elástica de uma mola. Este experimento visa à análise experimental da Lei de Hooke através do uso de molas e pesos em diversos modos de associação. Tal lei pode ser comprovada pela variação linear obtida das medições (distensão da mola) com o aumento dos pesos. Para isto usamos um equipamento que continha um suporte de fixação, régua milimetrada e a mola em questão. Era medido o comprimento inicial da mola, que é chamado de ponto de equilíbrio da mola, depois era medido o comprimento final ao se colocar um peso, era subitraido do comprimento final da mola o comprimento chamado de ponto de equilíbrio, e realizado uma análise para ver se houve deformação na mola e de quantos metros era essa deformação, com esses valores obtidos foi feito os devidos cálculos que eram necessários.
2.1 Introdução Teórica
O procedimento realizado em laboratório foi feito para analisar experimentalmente a lei de Hooke, lei física que determina a elasticidade de corpos, onde é calculada a deformação proveniente de uma força aplicada sobre corpos. Tal que essa força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu estado inicial multiplicada pela característica do corpo ou da mola que sofrera deformação.
3. Materiais Utilizados
- Mola Helicoidal;
- Massa;
- Régua Graduada;
- Balança Eletrônica;
- Dinamômetro;
- Papel Milimetrado.
4. Procedimentos Experimentais
Foi realizado o experimento da seguinte forma: Prendeu-se a mola na vertical na sua extremidade superior a um suporte fixo sobre a bancada, e tomou-se como base um ponto em que a mola permanece em repouso, medida pela régua milimetrada, esse ponto é chamado de ponto de equilíbrio da mola. Na extremidade inferior suspende-se um corpo de massa =0,105 kg. Este