Relatório de Química
QUIMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
EXPERIMENTO V: CARACTERIZAÇÃO DE COMPLEXOS DE SAIS DE COBALTO
INTRODUÇÃO Cobalto é um metal duro, ferromagnético, de coloração branca azulada. Normalmente é encontrado junto com o níquel, e ambos fazem parte dos meteoritos de ferro. É um elemento químico essencial para os mamíferos em pequenas quantidades. O cobalto metálico é normalmente constituído de duas formas alotrópicas com estruturas cristalinas diferentes: hexagonal e cúbica centrada nas faces, sendo a temperatura de transição entre ambas de 722 K.
O cobalto pertence ao grupo 9 da tabela periódica e está intimamente ligado ao desenvolvimento da química de coordenação. Quimicamente este elemento apresenta os estados de oxidação I, I, II, IV, V e VI, tendo como mais importantes os estados I e II. Os íons Co2+ são muito estáveis e podem ser encontrados em vários compostos simples, tais como CoCl2, CoSO4, CoCO3, sendo que todos os sais hidratados apresentam coloração rósea devido ao complexo [Co(H2O)6]2+ . Já os íons Co3+ são bastante oxidantes e relativamente instáveis.
Complexo é um composto químico formado pela adição de uma substância simples, normalmente um íon metálico que funciona como um receptor de elétrons π com uma ou várias moléculas de outra substância, chamada de ligantes bases de Lewis. Praticamente todos os complexos de Co (I) possuem 6 ligantes dispostos em um arranjo octaédrico. Muitos deles apresentam formas isoméricas, sendo que os ligantes mais comuns são os doadores N (amônia, amina e amida). A síntese de complexos de cobalto, como de tantos outros pode ser sintetizado tendo-se como base as reações de substituição de ligantes, e caracterizado a partir de suas propriedades, como por exemplo, espectro de absorção, solubilidade e espectroscopia IR.
OBJETIVOS O experimento tem como objetivo analisar algumas