Relatório de química
DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR- DESU
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA- DAQ
PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES DE ÁCIDOS
PRÁTICA Nº 01
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL II
PROFESSOR: MsC. MARIA TEREZA FABBRO
MATRÍCULA(S): LQ1111025-21
DATA: 11/09/12
SÃO LUÍS – MA
2012
INTRODUÇÃO
Quando não se tem o reagente na forma pura, como é o caso da maior parte dos hidróxidos alcalinos e de alguns ácidos inorgânicos, preparam-se inicialmente soluções que tenham aproximadamente a molaridade desejada. Depois estas soluções são padronizadas pela titulação contra solução de uma substância pura, com concentração conhecida com exatidão, chamada de padrão primário. (CANTO, E.L. do e PERRUZO, F.M.1999, p.345).
Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão através da pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição em um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária. (CANTO, E.L. do e PERRUZO, F.M.1999, p.345).
Titulação é uma técnica laboratorial que se refere à análise química quantitativa efetuada para a determinação de concentrações. Numa titulação adiciona-se lentamente e com agitação, o titulante, que é o reagente de concentração conhecida, ao titulado, que é a substância de concentração desconhecida, até se detectar uma variação brusca de uma propriedade física ou química, resultante da reação completa entre o titulante e o titulado. (JOHN B. RUSSELL, 1994, p.90).
Com a estequiometria da reação, os volumes das soluções utilizadas e umas das concentrações, é possíveis determinar a outra concentração. Para isso, a adição do titulante deveria parar quando os reagentes estivessem nas proporções estequiométricas, ou seja, no ponto de equivalência, que geralmente é identificado pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador.