Relatório de química
Condutibilidade elétrica Substâncias
0: Não Conduz corrente elétrica Água destilada
Água com sacarose
Ácido acético glacial
1: Conduz pouco a corrente elétrica Ácido acético
Hidróxido de Amônio (NH4OH)
2: Conduz muito bem a corrente elétrica Água e sal
Ácido acético e hidróxido de amônio
Ao realizarmos os experimentos com as substâncias citadas acima, verificamos que quando elas conduzem a corrente elétrica, os elétrodos mudam de cor. Isso ocorre devido ao processo de redução e oxidação dos elétrons.
Explicações a respeito da condutibilidade elétrica:
SACAROSE: a molécula de sacarose não possui íons e também não originou íons em presença de água, o que explica o fato da não condutibilidade elétrica. Quando as moléculas de sacarose foram colocadas em presença de água, ocorreu apenas uma separação das moléculas, fenômeno denominado de dissociação molecular.
ÁGUA DESTILADA: apesar de que a água destilada sofre um processo de auto-ionização, ela não conduz a corrente elétrica.Verificamos que isso ocorre porque apenas duas moléculas de cada um bilhão sofrem ionização, com isso a quantidade de íons produzidos não é suficiente para que ocorra a condutividade elétrica.
ÁGUA E SAL: o sal de cozinha é representado pela substância cloreto de sódio – Nacl – que é um composto iônico constituído pelos íons Na+ e Cl- organizados através de um retículo cristalino. Quando o retículo cristalino de cloreto de sódio entra em contato com a água, ocorre uma separação dos íons, fenômeno denominado de dissociação iônica. Os íons livres obtidos após a dissociação são os responsáveis pela condutividade elétrica
ÁCIDO ACÉTICO: o ácido acético é um composto molecular com ligações covalentes, e é um eletrólito fraco onde a maior parte de suas moléculas está na forma não ionizável.
ÁCIDO ACÉTICO E HIDRÓXIDO DE AMÔNIO: a soma entre hidróxido de amônio (NH4OH), e o ácido acético (CH3COOH), origina um sal. O sal é ionizável por