Relatório de química sobre procedimento com bico de bunsen
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL – NOTURNO
1° PERIODO – A
Campos de Atuação da Engenharia Civil
MINEIROS
FEV-2014
GLAYDSON PIRESDIAS
GUSTAVO FERNANDES PIRES DIAS
GUSTAVO FURQUIM
THIAGO
JOÃO CARLITO
DANILO
ANA LAURA
MAX
MURILO
LEONARDO
Campos de Atuação da Engenharia Civil
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Introdução a Engenharia, no Curso de Engenharia Civil, na UNIFIMES Centro Universitário de Mineiros.
Orientado pelo professor: Antônio Celio
MINEIROS
FEV-2014
Resumo
A Cadeia Produtiva da Construção Civil vem, de forma incremental, desenvolvendo e absorvendo novas tecnologias construtivas e novos paradigmas gerenciais. Isso pode ser comprovado, entre outros fatores, com a prevalência de um mercado cada vez mais competitivo, resultando no enriquecimento do contexto de atuação dos gerentes de obra. Dado esse contexto, fica a questão: qual é o nível de complexidade estabelecido no imaginário destes profissionais em torno da sua ação? Tendo por base tal questão, este trabalho se propõe a analisar, segundo a percepção de sujeitos da área de Engenharia Civil, a relação entre os graus de responsabilidade, capacidade, importância e treinamento necessário para a atuação gerencial.
Introdução
A cada ano, as universidades brasileiras formam 40 mil engenheiros. Mas, para atender à demanda do mercado, deveria formar 90 mil. Nos próximos cinco anos, o país precisará contar com 300 mil engenheiros de todas as áreas. E uma das mais importantes e carentes é a da engenharia civil. A defasagem entre oferta e procura de engenheiros no setor da construção civil é recente e uma herança da estagnação econômica do Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Muitos graduados trabalham em outras áreas, como a financeira e de marketing. Hoje, com a recuperação