Relatório de Química Organiga Acido Neutrou e Basico

477 palavras 2 páginas
Após a maceração dos comprimidos e a filtração, é obtida uma fase orgânica constituída de cafeína, paracetamol e ácido acetilsalicílico. Quando em contato com a solução de NaOH, o ácido presente na fase orgânica reagirá com o hidróxido de sódio, formando íons. Estes íons solubilizarão em solução aquosa, então teremos o ácido orgânico em solução aquosa. Este ácido orgânico é o ácido acetilsalicílico. Como podemos ver ao lado, ele possui uma hidroxila. Esta hidroxila quebrará a ligação entre oxigênio e hidrogênio, então este H+ que será liberado poderá receber um par de elétrons. E a carga negativa do oxigênio será estabilizada através da ressonância, fazendo com que seja um íon estável.

A Fase Orgânica A irá conter o cárion do sódio e o ânion do ácido acetilsalicílico. Ao adicionar ácido clorídrico, deslocamos o equilíbrio para a formação do ácido acetilsalicílico novamente, que é pouco solúvel em água, e então ele precipitará.
Agora, teremos na fase orgânica resultante a cafeína e o paracetamol. Ao adicionarmos o ácido em solução aquosa na fase orgânica resultante, ele reagirá com a base orgânica e amos ficarão em fase aquosa. A base orgânica é a cafeína. Como podemos observar ao lado, a cafeína possui quatro grupos amina, e cada um possui um par de elétrons que pode ser doado. O HCl em solução aquosa é ionizado e forma H+ e Cl-. Este próton se liga a um nitrogênio e forma o cátion da cafeína que é solúvel em solução aquosa. As duas fases são separadas novamente, e a fase orgânica contém o paracetamol e a fase aquosa possui a cafeína. Adicionamos NaOH para que o equilíbrio se desloque e forme novamente a cafeína, e como ela está em fase aquosa, ela precipitará.

Na fase orgânica, restou apenas o paracetamol, que é neutro. Como é possível observar, o OH liberará um H+ que consegue receber um par de elétrons, e o nitrogênio consegue doar um par de elétrons. Por isso ele está próximo da neutralidade e é considerado neutro nesse procedimento.

Conclusão

Relacionados