Relatório de Química Organica
SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS Verificar a solubilidade de substancias orgânicas em diversos solventes e determinar seu caráter ácido ou básico (alcalino) através da afinidade química entre o soluto e o solvente e identificar as forças intermoleculares de interação entre as espécies químicas estudadas.
DETERMINAÇÃO DOS PONTOS DE FUSÃO E DE EBULIÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
Determinar o ponto de fusão e o de ebulição de algumas substâncias orgânicas, usando medidores de PF e banho de glicerina para PE de solventes orgânicos.
PARTE EXPERIMENTAL
SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
PARTE A: Solutos Sólidos Em 5 tubos de ensaios identificados, colocou-se 0,1g de Ácido Benzóico, B-naftol, Naftaleno, Sacarose e Uréia, cada tubo de ensaio com uma substância diferente. Adicionou-se 2 mL de Éter etílico em cada tubo de ensaio. Em seguida, agitou-se os tubos e observou-se. Em outros 5 tubos de ensaios identificados, com os mesmo solutos anteriormente citados, repetiu-se o procedimento feito com o Éter etílico com os demais solventes: H2O, HCL 5%, NaOH 5% e Hexano, um de cada vez, para todos os solutos e observou-se. Descartou-se as misturas em recipientes apropriados na capela.
PARTE B: Solutos Líquidos Em 4 tubos de ensaios identificados, colocou-se 4 gotas de Anilina, Acetona, Ácido acético e t-Butanol, cada tubo com uma substância diferente. Adicionou-se 2 mL de Éter etílico em cada tubo de ensaio. Em seguida, agitou-se os tubos e observou-se. Em outros 4 tubos de ensaios identificados, com os mesmo solutos líquidos anteriormente citados, repetiu-se o procedimento feito com o Éter etílico, com os demais solventes: H2O, HCL 5%, NaOH 5% e Hexano, um de cada vez, para todos os solutos e observou-se. Descartou-se as misturas em recipientes apropriados na capela.
DETERMINAÇÃO DOS PONTOS DE FUSÃO E DE EBULIÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
PARTE A: Ponto de Fusão Fechou-se a extremidade de 4 capilares de