Relatório de química- estudando um ovo (densidade e dimensões)
Na determinação de compostos podendo ser de qualquer tipo desde uma sequência genética a uma sequência de aminoácidos. O Biólogo precisa não apenas coletar o material e coloca-lo em um instrumento é necessário realizar processos de purificação do material, já que este muitas vezes é uma matriz complexa e impura. Isto envolve vários procedimentos de dissoluções, recristalizações, filtração ou centrifugação e métodos de secagem. Para se adquirir o aproveitamento máximo da amostra em questão deve-se colocá-lo no veículo apropriado, solvente ou suspensão na temperatura e dosagem correta.
Cada substância pode ter um solvente diferente, alguns podem ser hidrofílicos, outros hidrofóbicos. Alguns se dissolvem melhor em um solvente alcoólico, existem aqueles que só se solubilizam em óleo. É preciso descobrir qual o melhor veículo a se usar para determinada substância, se este vai solubiliza-la sem modificar sua composição ou interferir em seu grau de pureza.
A temperatura tem grande influência no processo de purificação, pois, algumas substâncias são solúveis em determinado solvente como a água, porém somente quando ela está a uma temperatura elevada acontece à solubilização em uma temperatura menor não ocorre a sua solubilização. Por exemplo: O composto que é encontrado com a mistura da solução de cloreto de ferro III hexa-hidratado mais a solução de Oxalato de Potássio, representado a seguir: FCl3.6H2O(aq) + 3K2C2O4(aq) ----> K3[Fe(C2O4)3].nH20 + 3KCl .
A baixa temperatura este composto cristaliza e somente volta à fase líquida se for diluído em água quente.
A pureza de qualquer material é de extrema importância para se obtiver um resultado mais exato possível, quanto mais vezes o processo de purificação for realizado mais livre de interferências será o resultado da pesquisa. Serve para se isolar de impurezas o composto desejado.
Objetivos
Descobrir e aprender potencialidades e uso adequado de materiais e instrumentos de filtração á