Engenharia eletrica
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - FACET
ÉRICO SILVA NICODEMOS
CLASSE DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS
Maceió/AL
2012
Introdução
Os motores elétricos são máquinas que transformam energia elétrica em energia mecânica. A conversão eletro-mecânica de energia se processa através da interação de campos magnéticos. Caso a energia elétrica que alimenta o motor for de corrente contínua, o motor é denominado de motor C.C.; se a energia elétrica que alimenta o motor for de corrente alternada, o motor é denominado de motor C.A., podendo ser monofásico ou trifásico. A operação dos motores C.C. e dos motores C.A. são os mesmos, e utilizam consequentemente as mesmas leis básicas (como, por exemplo, a lei de Lenz, a lei de indução de Faraday ). Os motores C.C. e motores C.A. são diferentes entre si na construção e características de funcionamento, mas os princípios de operação são os mesmos. Os motores mais largamente utilizados são os trifásicos, C.A., tipo assíncronos, também denominados de motores de indução. O princípio de funcionamento desses motores fundamenta-se na indução eletromagnética proporcionada por um campo magnético variável atravessando os enrolamentos do rotor. Essa classe de motores corresponde a mais de 90 % dos motores instalados nos diversos setores de atividade industrial e residencial.
Aspectos Construtivos Basicamente o motor de indução é constituído das seguintes partes fundamentais: * Estator * Rotor * Carcaça Adicionalmente a essas partes fundamentais temos alguns componentes adicionais, os quais poderão variar em função do tipo de motor utilizado: * Rolamentos * Ventilador * Anéis e Escovas (nos motores com rotor bobinado, também chamados de motores de anéis)
Considerações sobre Estator O estator é constituído de chapas de aço-silício justapostas, as quais são de pequena espessura (tipicamente de