Relatório de química 9 e 10
Química Experimental
Relatório IX e X - Preparo de soluções e Padronização de soluções ácidas e básicas
Engenharia Civil - 2014/1
INTRODUÇÃO
Na natureza dificilmente encontramos substâncias totalmente puras. Os elementos tendem a misturarem-se, formando, por vezes, misturas homogêneas. Tais misturas, constituídas por apenas uma fase, recebem o nome de soluções. Logo, pode-se afirmar que solução é a mistura homogênea de duas ou mais substâncias.
Estas soluções podem ser gasosas, a exemplo do ar atmosférico, líquidas, assim como a água do oceano, composta por grandes quantidades de sais, ou sólidas, a exemplo das ligas metálicas.
Nos laboratórios e nas indústrias as soluções sólidas e líquidas são as mais comuns. Um detalhe importante em relação às misturas diz respeito a água. Conhecida como solvente universal, mesmo em pequenas quantidades, a água sempre será considerada o solvente da solução. Tais soluções são chamadas soluções aquosas.
OBJETIVOS
Na experiência 9, tínhamos como objetivo fazer o preparo de soluções e determinar, qualitativamente, o pH dessas soluções. Na experiência 10, o objetivo era empregar o método volumétrico para determinar a concentração exata em quantidade de matéria das soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio.
PROCEDIMENTOS, RESULTADOS E DISCUSSÕES
Experiência 9: Preparo de Soluções
Preparação de 250mL de solução 0,10 mol/L-1 de NaOH:
Primeiramente, foi necessário calcular a massa de hidróxido de sódio necessária para preparar a solução.
NaOH
0,10 mol → 1 Litro X → 0,250 Litro
X = 0,025 mol
Massa Molar do NaOH = 40g/mol
Massa necessária: 1g de NaOH
Em posse da massa necessária da substância, esta foi dissolvida em um béquer de 100 mL contendo 50 mL de água destilada, com o auxílio de um bastão de vidro. Em seguida, a solução formada foi transferida para um balão volumétrico de 250 mL. Completou-se o volume do