Relatório de Quimica
Na sexta-feira, dia 28/08, nós fomos pela primeira vez ao laboratório de química, e então, aprendemos o básico, porém o essencial, que é necessário ter para serem feitos os experimentos e testes químicos. Abaixo estão listados alguns dos vários instrumentos, encontrados no laboratório, e suas respectivas funções.
Almofariz e pistilo: usados para triturar e pulverizar sólidos.
Balão de fundo chato: para armazenar, preparar, aquecer ou recolher soluções e realizar reações com desprendimento de gases. Podem ser de vidro transparente ou âmbar.
Balão de fundo redondo: semelhante ao de fundo chato, mas é usado principalmente em processos de destilação.
Balão de destilação: também chamado de balão com saída lateral, é usado para fazer destilações simples, possui a saída lateral para a condensação de vapores.
Balão volumétrico: usado para diluir e preparar soluções que exigem um volume com maior precisão. Existem vários tamanhos de balões volumétricos, sendo que cada um possui uma única graduação.
Balança analítica: um instrumento que tem uma grande sensibilidade de pesagem algumas chegam a 0,0001 grama.
Bastão ou baqueta: um bastão maciço de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissoluções ou manter massas líquidas em constante movimento.
Banho Maria: um dispositivo que permite aquecer substâncias lentamente e de forma uniforme(banho-maria), que não podem ser expostas diretamente ao fogo.
Béquer: resistente ao aquecimento, resfriamento e ataques de produtos químicos, com escala de pouca precisão, podendo assim, ser usado para diversos fins.
Bico de Bunsen: aquecedor a gás, de produtos não inflamáveis, com chama de temperatura variável.
Bureta: serve para determinar pequenos volumes de reagentes com precisão, além de escoar líquidos.
Cápsula de porcelana: é usada em evaporação ou secagem e pode ser levada ao fogo sobre tela de amianto.
Cadinho: usado em aquecimento de sólidos submetidos a altas temperaturas