relatório de quimica
1. Titulação
A titulação é um método de analise quantitativa, que é utilizado para determinar a concentração exata de uma substância em uma solução através do confronto com outra substância de espécie diferente em uma solução de concentração conhecida.
Nesse tipo de análise, a substância de concentração conhecida é chamada de titulante e aquela que a concentração se pretende determinar recebe o nome de analito.
Normalmente o titulante é uma solução obtida a partir de um padrão primário, que é definido segundo Vogel como “Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução.”. A solução que terá sua concentração determinada é conhecida como titulado.
O processo de titulação se dá quando o titulante é adicionado ao titulado, normalmente com o auxílio de uma bureta, até que a solução atinja o ponto de equivalência. O ponto de equivalência é detectado pela variação de uma propriedade química ou física da solução a ser titulada, utilizando o auxílio de um indicador que faz com que ocorra a mudança de cor quando a titulação está pronta.
Existe dentro da titulação as chamadas curvas de titulação que são a representação do pH do titulado à medida que se adiciona o titulante.
1
Uma das aplicações da titulação no dia a dia é para a verificação do nível de ácido acético no vinagre, na medicina a titulação é o processo de ajustar a dosagem da mediação e na construção civil é o processo de determinação do teor de cloreto na areia.
2. Tipos de titulação
2.1 Ácido-base
Também conhecida como titulação de neutralização, o objetivo desse tipo de titulação é definido por Vogel como “O objetivo de se titular uma solução alcalina, por exemplo, com uma solução padrão dum ácido é determinar a quantidade de ácido que é o exato equivalente químico da quantidade de base presente. O ponto em que isto