Relatório de Quimica
Na Natureza, raramente é encontrado substâncias puras. Em função disso, é importante utilizar métodos de separação para poder obter determinadas substâncias. Há várias técnicas de separação de misturas, alguns exemplos são a filtração, decantação, levigação, flotação, destilação, etc... Os processos utilizados nestes experimentos foram a filtração que é a operação de separação das fases de uma mistura de heterogênea construída de uma fase sólida e outra fluída (líquida ou gasosa) através de um meio poroso capaz de reter a fase sólida, podendo ser efetuada à pressão normal ou à pressão reduzida com o objetivo de acelerá-la. E a evaporação que é um processo físico de separar componentes de uma mistura homogênea. Normalmente a fase líquida, o solvente, vaporiza sob a ação de calor, deixando a fase sólida que é um soluto. Na evaporação não há interesse em coletar o vapor que se desprende da mistura.
1.1 Objetivos:
Separar os componentes de uma mistura homogênea e heterogênea e determinar a composição percentual de uma mistura de sal e areia.
2) Procedimento:
Experimento 1 – Separação de uma mistura heterogênea
Primeiramente determinou-se a massa de um papel filtro pregueado juntamente com vidro de relógio, em seguida adicionou-se água em um béquer que continha a mistura sal e areia, e agitou-se a solução com um bastão de vidro até que o sal se diluísse completamente na água. Fixou-se um aro metálico no suporte universal, onde foi adaptado o funil com o papel filtro pregueado. Posteriormente transferiu-se a mistura (sal + areia + água) do béquer para o funil, sendo recolhido o filtrado numa proveta de 100,00ml. Por fim, foi anotado o volume do filtrado obtido na proveta e retirou o filtro contido areia do funil, sendo este, colocado sobre vidro de relógio para secar em uma capela, afim de determinar a massa conjunta do papel, areia e vidro de relógio.
Experimento 2 – Separação de uma mistura homogênea
Para realização deste