Relatório de quimica
MÉTODOS DE CALCULAR pH DAS SOLUÇÕES
Relatório prático, apresentado à disciplina de Química geral e analítica, do Curso de Agronomia de Nível Superior – da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, como requisito parcial para o primeiro semestre.
PATO BRANCO
2012
1 INTRODUÇÃO
O pH é uma grandeza físico-química que representa o potencial hidrogeniônico ou potencial de hidrogénio iónico, sendo que este calculado a partir da concentração de íons hidrogénio (H+) numa solução. A partir do valor do pH descobre-se o grau de acidez ou basicidade/alcalinidade dessa mesma solução.
O pH quando obtido pode variar de 0 a 14, dependendo de sua acidez ou basicidade. Um pH ácido é aquele que possui valor próximo a 0, existem ácidos fortes e fracos, quando o pH atinge valores próximos a 0 este é um ácido mais forte. A base funciona do mesmo modo, sendo que quanto mais próximo de 14 a base é considerada mais forte. O pH também pode ser neutro quando a concentração de cátions é igual a concentração de hidroxilas (OH) podendo ser 7 variando de acordo com a temperatura.
Vários métodos são usados para calcular o pH dentre eles o pH metro, papel tornassol e papel universal. O objetivo do trabalho é demostrar a utilidade desses 3 métodos, explicar sobre os mesmos e suas sensibilidades.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
* Demonstrar o uso do pH metro; * Uso do papel tornassol e papel universal; * Sensibilidade dos métodos.
3 pH
O pH de uma substância pode ser medido através de um aparelho chamado pH metro. Esse geralmente é encontrado somente em laboratórios, mas podemos medir o pH com o uso de indicadores, embora com menos precisão que os aparelhos digitais. Substâncias que revelam a presença de íons livres em uma solução são conhecidas como indicadores, quando em contato com materiais como o papel tornassol ou ate mesmo o papel universal mudam de cor em função da concentração de hidrogênio (H+) ou de hidroxilas