Relatório de quimica medidas de volumes
A aula teve como intuito manusear e comparar medidas dos diferentes tipos de aparelhos volumétricos.
Objetivo
Comparar medidas de volume feitas com diferentes tipos de aparelhos verificando sua precisão. Manusear os diversos aparelhos e vidrarias utilizadas no laboratório.
Materiais e reagentes
Pipeta graduada
Pipeta volumétrica
Pipetador
Pera
Suporte universal
Balão volumétrico
Béquer
Tubo de ensaio
Água destilada
Resultados dos experimentos
1° experimento
Foi medida a capacidade e verificado a menor divisão dos aparelhos listados, em seguida o calculo do erro de cada um. Através do erro é que se sabe a precisão, o que permite escolher o aparelho mais indicado para realizar uma determinada tarefa.
Aparelho
Capacidade (ml)
Menor divisão (ml)
Erro (ml)
Bureta
50 ml
0,1 ml
0,05 ml
Proveta
100 ml
1 ml
0,5 ml
Pipeta Graduada
10 ml
0,1 ml
0,05 ml
Pipeta Graduada
2 ml
0,2 ml
0,01 ml
Pipeta Graduada
1 ml
0,1 ml
0,005 ml
2° experimento
Foi colocada água na bureta até a marca zero, em seguida transferida a água para um tubo de ensaio através da bureta, foi observado o volume gasto para encher o tubo, foi transferida a água contida no tudo para uma proveta e em na sequência verificou o volume na mesma. Efetuamos esse procedimento por três vezes.
Seguem na tabela os resultados obtidos.
Aparelho
1°
2°
3°
Bureta
13,9 (ml)
13,9 (ml)
13,8 (ml)
Proveta
14 (ml)
14 (ml)
14 (ml)
Foi observado que ouve repetibilidade nas medidas feitas, porém não ouve reprodutividade entre os aparelhos, pois a bureta é mais precisa que a proveta.
3° experimento
Mediu 100 ml de água destilada em uma proveta, após isso foi transferida quantitativamente para o balão volumétrico de 100 ml.
Observa-se que não ocorreu concordância de resultados entre a bureta e o balão volumétrico, uma vez que o volume no balão volumétrico ficou menor que na proveta, essa diferença de medida se da em função do balão