Relatório de Prática - Constantes Físicas
Departamento de Exatas
Curso de Farmácia
Ana Mercia Silva Mascarenhas
Daniela da Silva Borges
Kelliane Passos Goes
Determinação de Constantes Físicas.
Feira De Santana, BA
2014
1 INTRODUÇÃO:
A matéria subdivide-se em misturas e substancias puras. Essas últimas possuem propriedades físicas que são diferentes de acordo com a substância a ser analisada, essas propriedades podem ser químicas ou físicas. As propriedades químicas estão relacionadas às transformações químicas que pode ocorrer em uma substância, para um estudo sobre essas propriedades é necessário fazer ensaios químicos, e na maioria das vezes não é possível mais recuperar a amostra analisada, pois esta se funde e torna-se outro tipo de substância. As propriedades físicas por sua vez, são características de cada substância, podem ser determinadas, sem que exista qualquer alteração na constituição dos materiais analisados.
A exemplo das propriedades físicas da matéria tem-se a cor, o odor, a Massa Molecular, Densidade, o Índice de Refração, Ponto de Fusão, Ponto de Ebulição e outras. Por serem específicas de cada matéria, essas propriedades podem ser usadas para identificar ou para indicar o grau de pureza das substâncias estudadas. Dentre todas as propriedades existentes um enfoque maior será dado em duas destas, como objeto de estudo, o ponto de fusão e o ponto de ebulição.
1.1 PONTO DE FUSÃO
O ponto de fusão de um composto é utilizado pela química orgânica não somente para identificar o composto, mas também para estabelecer sua pureza. Uma pequena quantidade de material é aquecida lentamente em um aparelho especial, equipado com um termômetro, em um banho de aquecimento. Duas temperaturas são verificadas. A primeira refere-se ao ponto em que a primeira gota de líquido se forma entre os cristais, a segunda é o ponto no qual toda a massa de cristais se transforma em um líquido límpido. O ponto de fusão é registrado fornecendo esse