Relatório de Prática 01-HIDROGÊNIO
INTRODUÇÃO
Antoine Lavoisier em 1783 nomeou o elemento químico Hidrogênio, posteriormente descobriu a formula da água, onde encontramos cerca de 11% de massa desse elemento, tornando-se assim o composto mais abundante em hidrogênio da terra. Ele é o elemento mais abundante no universo, mas na crosta terrestre é relativamente difícil de encontra-lo, só encontramos 0,87% sendo que em sua maioria é associado ao oxigênio.
È um elemento de extrema importância na vida humana, podendo ser encontrado na água, no amido, no petróleo, nos álcoois, nos ácidos, também faz parte da celulose, etc., porém não é encontrado livre na natureza em sua forma atômica, é localizado sempre na composição de outras substâncias. Ele é o único elemento que não é membro de nenhuma família da tabela periódica, uma vez que, apresenta propriedades periódicas distintas formando ligações covalentes forte com muitos elementos, por exemplo, o oxigênio.
Apresenta grande instabilidade o torna muito reativo, sua molécula é muito leve e ao ser liberada sobe rapidamente aos níveis mais rápidos da atmosfera. Pode variar em caráter ao ganhar um elétron, tornando-se uma base de Lewis, como o hidreto, H-, e ao perder um elétron, torna-se um ácido de Lewis, como cátion hidrogênio, H+, o próton. No entanto essa variação de caráter ocorre apenas em combinações com metais alcalinos e alcalino-terrosos.
Podemos obtê-lo através de eletrólise, reações de metais com ácidos, reações de carvão ou hidrocarbonetos com vapor de água a alta temperatura. OBJETIVOS
i. Preparar hidrogênio pela ação de ácidos e bases sobre metais e pela eletrólise da H2O; ii. Observar a cinética da reação de diferentes ácidos com um mesmo metal reativo; iii. Comparar a atividade eletroquímica de diferentes metais em meio ácido.
PARTE EXPERIMENTAL
1. Em três tubos de ensaio, adicionou-se 3 mL de HCl 1M ao primeiro tubo, ao segundo tubo 3 mL de H3PO4 1M e ao terceiro tubo, 3 mL de CH3COOH 1M. Colocou-se