Relatório de Preparação de Solução
Materiais
Reagentes: Álcool Etílico, Hidróxido de Sódio, Gasolina, Água Destilada, Leite.
Vidrarias: Balão volumétrico, Bastão, Bureta, Pipeta, Proveta, Béquer, Termolactodecímetro.
Equipamentos: Balança de Precisão, refugos.
Métodos
Nesta aula no primeiro momento foi realizado a primeira solução a qual utilizamos o Álcool Etílico foi colocado 21,108 ml e completamos com água destilada até 30ml. Em béquer pequeno medimos 0,388 de hidróxido de sódio e misturamos com água destilada. Foi transferido para um balão volumétrico e completamos até 100 ml. Onde foi observado que a reação é de liberar calor o béquer aqueceu um pouco, mas a solução não muda de cor.
Ao realizarmos o experimento da gasolina utilizamos 25ml de gasolina e 25 ml de água este era o volume inicial de cada componente. Ao colocarmos os dois em uma proveta misturamos por cerca de 1 minuto com o bastão e tivemos um outro valor de volume final o qual foi 49 ml.
No segundo momento foi medido a densidade de dois tipos de leite diferentes:
Leite 1- 30 quevenne à 14 ºC onde consideramos à 15 ºC
Leite 2- 24 quevenne à 15 ºC
Tabela de correção Leite 1 15 ºC - 28,8
Leite 2 15 ºC - 23,0
A densidade do leite é uma relação entre seu peso e volume e é normalmente medida a 15oC ou corrigida para essa temperatura.
Resultados e Discussão
Após todo os experimentos foi bem interessante pesquisar sobre as questões questionada pela professora. Analisar o combustível antes do descarregamento é a melhor forma de assegurar a qualidade do produto a ser comercializado nos posto. Essa atitude pode evitar multas em uma eventual fiscalização pela ANP ou pelo INMETRO. A concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP - Conselho Nacional do Petróleo, deve estar entre 18% e 24%.
A gasolina padrão tem uma densidade entre 0,72 g/cm³ e 0,75 g/cm³, a gasolina adulterada apresenta, em geral, uma densidade menor, devido a adição de compostos