Relatório de Potenciometria
TEOR DE ÁCIDO FOSFÓRICO NA COCA-COLA
Barueri
Setembro de 2014
1- OBJETIVOS
Este experimento tem como objetivo observar o ponto de viragem ou melhor a liberação de H+ contida no H3SO4 da formulação da coca-cola, através dos grafico e das informações coletadas em laboratório.
2- INTRODUÇÃO
O método utilizado para análizar os hidrogênios que ionizaram (H+) do ácido fofórico (H3SO4) na coca-cola é a potenciometria, ou método potenciométrico métodos que baseiam-se na medida da diferença de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de corrente. É um método utilizado para detectar o ponto final de titulações específicas ou para a determinação direta de um determinado constituinte em uma amostra, através da medida do potencial de um eletrodo íon-seletivo, aquele que é sensível exatamente ao íon em análise.
Por se tratar de um equipamento simples e relativamente barato, sendo constituído de um eletrodo de referência, um eletrodo indicador e um dispositivo para leitura do potencial (potencímetro) a estes ligados, e dispensar o uso de indicadores que podem muitas vezes não serem possíveis de ter sua alteração de cor detectável, tornou-se um método difundido e confiável a ser aplicado nas volumetrias, em química analítica quantitativa.
Figura - Eletrodo de pH – fotografia própria
3- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1- Materiais:
Agitador magnético
Bureta de 50mL
Proveta de 100mL
Suporte universal
Peixinho potenciômetro
Eletrodo de pH
Bequer de 400mL
Potenciômetro
Eletrodo de vidro combinado
Solução tampão de calibração pH 4,0 ; 7,0 e 10,0
Bastão de vidro
Erlenmeyer 250mL
Pipetas volumétricas
Balão volumétrico 100mL
Amostra de refrigerante sabor cola
3.2- Reagentes:
NaOH 0,1 mol/L
3.3- Equipamento:
Figura - leitor de pH e eletrodo de vidro – fonte: http://www.lfequipamentos.com/
4- Descrição:
Padronização do NaOH 0,1 mol/L
Preparou-se 500 mL de NaOH 0,1 mol/L e