Relatório de permeabilidade (mecânica dos solos)
ENSAIO DE PERMEABILIDADE
1. Introdução
A permeabilidade é um dos principais parâmetros usados na seleção de solos para vários tipos de obras de engenharia A facilidade com que o fluído atravessa ume meio poroso é expressa em termos de seu coeficiente de permeabilidade (K), também conhecido como coeficiente de condutividade hidráulica. Existem dois tipos básicos de ensaio para determinar o coeficiente de permeabilidade: ensaio de carga constante e ensaio de carga variável. O ensaio de carga constante é indicado para solos de granulometria mais grossa, como areias e siltes, ao passo que o ensaio de carga variável é indicado para ensaios de solos de permeabilidade mais baixa, como é o caso de argilas.
2. Objetivo
Determinar o parâmetro de fluxo de fluidos através dos solos.
3. Regulamentação
a) ABNT: Proj. 02:127.02-026;
b) ASTM: D 2434 (Solos granulares), D 5084 (Todos os solos).
4. Equipamentos
Permeâmetro, reservatório, régua, cronômetro, recipiente volumétrico graduado, balança, cápsulas para determinação de umidade; estufa.
5. Procedimentos
5.1. Preparação da Amostra
5.1.1. Amostras de solo não-coesivo (areias e siltes)
a) Determina-se o volume da amostra no permeâmetro;
b) Calcula-se o peso de material seco ao ar de forma a atingir o índice de vazios esperado.
c) Coloca-se o solo no permeâmetro e fixa-se a tampa do permeâmetro.
5.1.2. Amostras de solo coesivo (argilas)
a) Corta-se corpo de prova e anotam-se suas medidas e dados para cálculo de índices físicos. b) Aplica-se material de granulometria grossa na base do permeâmetro. c) Coloca-se o corpo de prova no permeâmetro e veda-se o espaço entre o corpo de prova e a parede do permeâmetro. d) Aplica-se material de granulometria grossa sobre o topo do corpo de prova. e) Coloca-se a tampa do permeâmetro.
5.2. Passos seguintes
a)