Relatório de PC ufmg av11
378 palavras
2 páginas
Programação de ComputadoresUniversidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Ciência da Computação
Avaliação 11
Autores
Nome
Matrícula
Marcela Nogueira Teixeira
2013034290
Nayara Nogueira Soares Marra
2013034363
1) Problema
O Scilab disponibiliza a função erf (x), a qual calcula a função erro por métodos muito sofisticados. A função erro é a seguinte:
Deve-se construir uma função my_erf (x,n) que calcule a integral apresentada através do método dos trapézios com n sub-intervalos. Em seguida, deve-se comparar os resultados produzidos pelas duas funções (erf, do Scilab e my_erf, que será feita) para x=1 e para n=50, n=100 e n=200.
2) Solução
Para resolver o problema proposto, foram criadas três funções: uma para a integral através do método de trapézios, uma para o cálculo de “e” elevado a “-t²” e outra para f(x), correspondente a my_erf. A função da integral foi retirada do material do aluno, e é a seguinte:
Em seguida, criou-se a função para calcular “e” elevado a “-t²”.
Essa função foi chamada de “Euler”. Utilizou-se o comando “function” para cria-la e o comando
“exp” para elevar “e” a “-t²”. Com as duas funções criadas, foi possível criar a função desejada: “my_erf”, que calcula a função erro, que foi apresentada no problema.
3) Testes
Foi construído um programa para comparar o valor de erf(x), que corresponde ao verdadeiro valor da função erro, e os valores da função my_erf(x,n). Para isso, ele é capaz de executar as funções
“TrapezoidalSum”, “Euler” e “my_erf”, calcular o valor do comando erf (criada pelo próprio Scilab) para x =1 e os valores da função “my_ erf”, desenvolvida pelo operador, para n =50, 100 e 200 e x=1. O programa também imprimi os valores calculados no console do Scilab.
Os valores impressos pelo programa foram os seguintes:
Sabe-se que os valores de n correspondem ao número de trapézios utilizados na aproximação da área.
Conclui-se, então, que quanto o maior o valor de n na