Relatório de OD Área1
Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Relatório da Prática Laboratorial
Salvador,
Determinação de Oxigênio dissolvido (O2)
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Tratamento de Água e Efluentes do curso superior de Engenharia Ambiental e Sanitária, como meio de avaliação parcial da II Unidade.
Prof.ª Selma Alves
Salvador,
OBJETIVO
Praticar o método de determinação de Oxigênio dissolvido em águas, através do Método de Winkler, analisando-se a quantidade de O2 em amostra coletada da torneira.
INTRODUÇÃO
A prática visou realizar o procedimento determinação de oxigênio dissolvido em águas por intermédio do Método de Winkler. Foi analisada a quantidade de oxigênio amostrada que fora coletada na torneira, bem como foram observados os processos e reações envolvidos durante a análise que permitiu determinar o O2.
O Oxigênio dissolvido é um parâmetro físico-químico de análise da qualidade da água. A determinação do oxigênio dissolvido é de fundamental importância, pois, além de ser necessário para a respiração da maioria dos organismos que habitam o meio aquático, ajuda a avaliar a qualidade da água e a detectar impactos ambientais (GUIMARÃES).
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Elemento vital para a vida de quaisquer organismos que respirem, o oxigênio exerce um importante papel na regulação da vida no planeta, seja no meio aquático, no qual ele desempenha um importante papel nos processos biogeoquímicos, seja nos processos biológicos como a respiração, a decomposição de matéria orgânica e a fotossíntese:
Fotossíntese:
CO2 + H2O ⇌ C6H12O6 + O2
O oxigênio é necessário para manter as condições de vida de organismos na água e para decomposição aeróbica do despejo poluidor. O conteúdo de oxigênio nas águas superficiais depende da quantidade e tipo de matéria orgânica instável presente na