Relatório de observação
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CAMPO GRANDE
O ESTÁGIO COMO UM CAMPO DE INTEGRAÇÃO
Rafael Antonio Bispo
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Email: Rafael.bispo.geo@gmail.com
"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". Anísio Teixeira.
Introdução
O presente trabalho visa relatar as observações realizadas durante as 20 horas de estágio na Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos que teve como objetivo observar a metodologia utilizada em sala de aula pelo professor regente e também a organização do trabalho pedagógico tanto da escola como do próprio professor, contrapondo com o conhecimento teórico, adquirido durante os estudos.
Por acreditar que o educando do curso de Geografia precisa estar preparado para atuar em sala de aula do Ensino Fundamental II e no Ensino médio e que esta vivência oportuniza experiências bastante significativas dando-me subsídio prático no desempenho docente, é que surge a necessidade de realizar este estágio.
Realizei o estágio de observação na Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos, localizada na Rua Antônio Estevão de Figueiredo, S/N, Campo Grande/MS. Para adquirir conhecimentos práticos e ter uma experiência que me possibilite realizar o exercício da docência. Desenvolvendo meus conhecimentos teóricos de uma forma ampla e abrangente.
A disciplina compõe o currículo do curso de Geografia na UEMS/UUCG, eu como educando dessa instituição, durante esse período estive exposto a experiências educacionais que pretendem contribuir para uma prática pedagógica e desenvolver bases analíticas para o trabalho profissional consciente. Os teóricos asseguram que a experiência do estágio é a principal fonte para a aquisição de conhecimento e habilidades essenciais ao bom professor. Isto é, fonte de aquisição de um aprendizado único e ampliador do meu entendimento sobre a prática ensino-aprendizagem. “... A
1