Relatório de microbiologi
Relatório entregue como parte das atividades avaliativas da disciplina Laboratório de Microbiologia do Curso de Engenharia Ambiental
Docente: Patrick Duca
1. Introdução Os microrganismos aumentam a fertilidade do solo pela conversão (fixação), do nitrogênio atmosférico em compostos nitrogenados, utilizados pelas plantas na síntese de proteínas. Convertem as substâncias orgânicas em compostos inorgânicos, tornando-os úteis para os vegetais. Aceita-se que os microrganismos decompõem os vegetais e animais mortos, mas não é possível imaginar, às vezes que as reações bioquímicas realizadas fertilizam o solo pelo fornecimento de nutrientes. Este é um processo complexo, do qual participam muitos tipos de microrganismos. Calcula-se que 0,4 há de solo fértil contém cerca de 500kg de bactérias e talvez, quantidades equivalentes de fungos, protozoários e algas. É uma verdade generalizada que, quanto mais microrganismos existirem no solo, mais produtivo ele será.
O solo é constituído por um grande número de seres vivos microscópicos. Uma colher de chá do solo fértil de um jardim pode conter bilhões de microrganismos. Duas palavras caracterizam a flora microbiana do solo_ abundância e diversidade.
Direta ou indiretamente os dejetos e corpos de animais mortos e tecidos de plantas finalmente penetram no solo. Os microrganismos são responsáveis por essas transformações, convertendo plantas mortas e matéria animal em substâncias inorgânicas simples que nutrem as plantas. As plantas então servem de alimento para os animais e plantas, os microrganismos desempenham um papel importante na manutenção da vida na terra.
Microrganismos do solo
A quantidade e os tipos de microrganismos presentes no solo dependem de muitos fatores ambientais: * Quantidade de nutrientes disponíveis; * Umidade disponível; * Grau de aeração * Temperatura * PH
2. Objetivo
Contar e identificar meios de culta de bactérias.