Relatório de mecanização
O vídeo foi produzido por João Batista Guimarães, com o intuito de orientar o produtor sobre a necessidade de se fazer uma boa regulagem, a praticidade e mostrar a regulagem de plantadeiras.
É possível encontrar no mercado diversos tamanhos e formas de sementes, sendo assim, o produtor deve escolher o disco adequado em função da semente escolhida e procurar fazer uma nova regulagem a cada ano e plantio.
Para saber o disco adequado a se usar, deve-se pegar a semente, colocar no disco, e fazer o seguinte processo: se colocar-mos as sementes sobre o disco, levanta-lo e alguma semente ficar presa, é uma indicação de que o disco não é indicado, se fazer o mesmo processo e não ficar presa nenhuma semente, é o indicativo de que o disco é correto e que não haverá sementes duplas e quebradas. Também deve ser feito a escolha do anel, que serve para completar o disco quando colocamos na plantadeira, sendo a escolha correta impassivelmente.
Feito este processo, deve ser feito a escolha do expulsor, observando sempre se ele está funcionando corretamente, e averiguar se a mola está livre; coloca-se o disco, onde se possa perceber que o rolete está eliminando uma possível semente que possa ficar presa ao disco, coloca-se o anel e se fecha o depósito. Depois de apertar, verifica-se se o disco está girando livremente para que não se tenha um problema com a distribuição de semente, feito este processo, se coloca o depósito na máquina.
Feito este processo anterior, partimos pra outra etapa do processo de regulagem, exaltando que estes ajustes foram feitos com a máquina parada no galpão, facilitando bastante nosso processo, apenas validando-o no campo.
Seguindo com nossos ajustes, é preciso levantar a roda motriz, medir o perímetro, fazer a rodagem e calcular quantas sementes estão caindo. A maneira mais fácil de se obter o resultado, é medir a roda com um barbante e medir o comprimento do barbante com a trena. O exemplo