Os modos de produção e o surgimento do "pensar" ambiental
1.1 Os modelos de produção e a influência dos principais pensadores da administração
O conceito de modo de produção foi desenvolvido por Marx e Engels para designar a maneira pela qual determinada sociedade se organiza visando garantir a produção das suas necessidades materiais, de acordo com o nível de desenvolvimento de suas forças produtivas. Segundo Marx, “o modo de produção da vida material condiciona o processo da vida social, política e espiritual em geral. Não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas, pelo contrario, o seu ser social é que determina sua consciência.”
Dessa forma, o modo de produção permite compreender a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. As características de cada modo de produção podem ser definidas de acordo com as relações de produção dominantes.
• Revolução Industrial
A Revolução Industrial aconteceu em meados do século XVIII com a mecanização dos sistemas produtivos. Enquanto na Idade Média, a produção era feita única e exclusivamente por artesãos, durante a revolução industrial, o trabalho braçal foi gradativamente abrindo espaço para a mecanização de tarefas, uma vez que se tornava possível o aumento da produção sem o conseqüente aumento dos custos, diminuía consideravelmente o período de produção e a tornava mais eficiente, o que refletia nos preços praticados no mercado e estimulava o consumo. Por outro lado, com a mecanização da mão de obra, muitos empregados foram substituídos pelas máquinas. Além disso, devido às tecnologias arcaicas empregadas na época, a poluição ambiental tornou-se um problema juntamente com o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades.
• Frederick Winslow Taylor e a Administração Científica (1856-1915)
Engenheiro norte-americano, nascido na Pensilvânia, considerado o “pai da administração cientifica”. Desenvolveu um estudo em que propunha aplicar