Relatório de hidrossanitária
VISITA TÉCNICA – DMAE
RELATÓRIO DE HIDROSSANITÁRIA
ALUNA : ILLUSK THAIS
PROF : RENATA CARNIELLI
CURSO : ENGENHARIA CIVIL
Junho 2013
INTRODUÇÃO
A água que consumimos em Uberlândia é retirada do rio Uberabinha e de um de seus 49 afluentes, o Ribeirão Bom Jardim. A população do município tem, a muitas décadas, crescido mais que a do estado de Minas e que a do próprio pais o que quer dizer, é que cada dia mais gente da cidade faz uso de água nas suas tarefas domésticas e também no comercio, nas industrias e na agricultura.
Depois de represadas as águas do Ribeirão Bom Jardim e do Rio Uberabinha, são tratados e distribuídas de acordo com as necessidades da população.
Nas estações operadas pelo DMAE , o tratamento da água ocorre em várias etapas. São elas: Ajustes do PH, Floculação, Decantação, Filtração, Fluoretação e Cloração. O PH é o índice que indica se a substância é ácida, alcalina ou neutra. A água que chega as estações de tratamento, por exemplo, é levemente ácida. Para corrigir a acidez utilizamos cal, pois ele pode tornar a água alcalina.
METODOLOGIA
A água é bombeada para duas estações de tratamento também chamada de ETAS . A água retirada do Rio Uberabinha é tratada na ETA sucupira e a água captada do Ribeirão Bom Jardim é tratada na ETA Bom Jardim,ao dar entrada nas estações de tratamento.
-Na figura a baixo observamos assim que a água chega na ETA com um grande pressão, os servidores do DMAE fica de plantão analisando tudo desde o caimento da água não tratada até a purificação total dela, os equipamentos são dos mais modernos atendendo assim as expectativa, Um dos primeiros passos dessa água que chega em altíssima pressão é quebrar essa corrente então ela irá encontrar várias barreira pela frente até a quebra total dela .
Água depois de passar por algumas barreiras até perder sua velocidade
Esse processo é de mega importância pois não tem como trabalhar com a água com velocidade