Tecnologias de armazenamento
Redes de Computadores
Tecnologias de Armazenamento
Autor: Matheus Gaspar Dionizio Couto(UC12106446)
Brasília-DF
2013
SAN
SAN (Storage Attached Network) – Utiliza uma rede específica para armazenamento, através de fibra ótica (protocolo Fiber Channel) ou par trançado (protocolo iSCSI, FCoE). A comunicação entre os servidores é a nível de bloco, permitindo os servidores “enxergarem” o storage como um disco interno. Utiliza tiers (camadas) para organizar em níveis a estrutura de storages, servidores, switches e estações. Esta arquitetura de rede de armazenamento é geralmente responsável por dados de missão crítica, que necessitam estar disponíveis à toda hora (operação 24×7). Para proteger estes dados e mantê-los disponíveis, uma SAN utiliza diversos recursos avançados, como por exemplo a replicação automática, redundância de storages e servidores, balanceamento de carga, snapshots, mídias físicas e protocolos de alto desempenho.
Uma das Vantagens do SAN consiste num baixo nível da camada física, geralmente de alta velocidade, consolidação homogénea do servidor.
Quanto às desvantagens consistem na sua heterogeneidade, na não existência de uma infraestrutura de interligação, curta distância entre dois pontos, os backups de formatação são feitos de uma forma geral.
.
NAS
NAS (Network Attached Storage) – Utiliza dispositivos de armazenamento diretamente conectados à rede (servidores e storages), geralmente via Gigabit Ethernet, 10GE ou Infiniband. A comunicação entre o(s) servidor (es) e o(s) storage(s) é em nível de arquivo, assim o(s) servidor(es) “enxergam” o(s) storage(s) como uma unidade de compartilhamento na rede. Os equipamentos geralmente designados NAS possuem maior robustez, já apresentando também alguma proteção aos dados, como RAID, fontes redundantes, controladora de alta performace.
Plataforma de suporte à heterogeneidade, existência de uma infraestrutura de interligação, baseado em