Relatório de glicemica de jejum
Disciplina de Bioquimíca
Curso: Bacharelado em Nutrição
Turma: 1º Período/Vespertino
Profª: Halmisson D’Árley
Relatório de Aula Prática
GLICEMIA DE JEJUM
Alunas: Beatriz Queiroz; Nathália Jeane; Eliene Alves; Maura Regina; Janekeila Pereira; Deliane Santos.
CAXIAS - MA
2012
1. INTRODUÇÃO
A glicemia de jejum é medida através de um exame de sangue que analisa a taxa de glicose do sangue para o diagnóstico da diabetes mellitus. Os valores estarão reduzidos na presença de doses aumentadas de insulina no sangue, ou câncer de pâncreas, sepse bacteriana, abuso de álcool e privação alimentar prolongada.
Durante a gravidez valores superiores a 105 ml/dL merecem acompanhamento médico, devido ao risco do desenvolvimento do diabetes gestacional. Os valores de referência são de 70 a 110mg/dl.
Isto é possível através da realização do teste de Colorimetria que é a medição da intensidade de luz transmitida por uma solução. Esta medição é então utilizada para a determinação quantitativa de uma substância dissolvida em uma solução. A substância deve ser colorida (absorver luz) ou convertida em um composto colorido.
Entre os métodos colorimétricos, a espectrofotometria tomou proporções gigantescas no que diz respeito a sua utilização pois é um método de comparação sensível, rápido e cujos resultados apresentam-se com maior exatidão. Seu princípio baseia-se na comparação de sinais gerados pela diferença entre as radiações transmitidas por soluções tomadas como referência e as radiações transmitidas pelas amostras analisadas, num determinado comprimento de onda, emitido pelo aparelho (espectrofotômetro), e que é característico da absorção do composto que se quer identificar. Dessa forma, podem-se construir curvas padrões cujas equações de regressão são utilizadas para a quantificação dos compostos em amostras desconhecidas.
2.