Relatório de gestão em enfermagem
1. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO E CAMPO DE ESTÁGIO 5 2. INTRODUÇÃO 6 3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7 4. CARACTERIZAÇÕES DO CAMPO DE ESTÁGIO 9 5. CENTRO DE SAÚDE YVES PARGAS 33 6. CONSULTA DE ENFERMAGEM 41 7. SALA DE CURATIVO 41 8. SALADE IMUNIZAÇÃO 41 9. PROGRAMA DE TUBERCULOSE 42 10. IMUNIZAÇÃO 44 11. CONSIDERAÇÕES FINAIS 47
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 48 ANEXOS 49
1. DADOS DO ALUNO
Kassandra Gomes Diniz Pereira
Curso: Enfermagem, 7° Período.
Inicio: 2008
Término: 2011
Inicio do estágio: 18 de Junho de 2011. Término: 01 de Julho de 2011.
Carga horária: 100 horas total.
CAMPO DO ESTÁGIO
Unidade Mista de Saúde do Bequimão.
Endereço: Avenida Contorno, s/n, Bequimão.
Disciplina: Gestão nos Serviços de Saúde.
Supervisor: Profª Wiljânita Costa Guimarães Barbosa.
2. INTRODUÇÃO
O enfermeiro além da atividade do cuidar, ele tem outras atividades fundamentais como: a gerência, a educação e a pesquisa. Essas atividades são desenvolvidas de forma integrada e concomitante. O gerenciamento não é realizado por todos os enfermeiros, cujo papel é de organizar, controlar e favorecer as práticas de cuidar.
O papel que o enfermeiro desempenha é muito importante na elaboração e construção coletiva do cuidado, por ser capaz de articular e interagir amplamente com todos os profissionais dentro de uma unidade, não sendo raro ser ele o ponto de convergência e distribuição para o usuário, assim como para os diferentes serviços dentro de um hospital.
A atuação desse profissional ainda tem fortes raízes do saber tradicional, isto é, mais voltado para um fazer técnico e burocratizado do que para práticas inovadoras capazes de dar mais visibilidade para as ações de enfermagem.
A Unidade Mista do Bequimão ofereceu boas condições para a realização do estágio curricular supervisionado, tanto para as aulas teóricas quanto para a prática dentro da disciplina de Gestão em Saúde, tornando o