Relatório de física
R E L A T Ó R I O - 02 Lei De Hooke (09/09/2011)
Turma: T7
Equipe 2:
Aluno 01 – Felipe Bulhões Andrade
Aluno 02 – Izabela de Moura Dória
Aluno 03 – Lucas Phillipe Ramos de Carvalho
Aluno 04 – Manuela Nascimento Barreto
Aluno 05 – Rayssa Emmanuelle Maia Santos de Assunção
Aluno 06 – Yasmin Lima dos Santos
Professor:
Raimundo Lopes de Oliveira Filho
São Cristovão, 16 de Setembro – 2011
1-INTRODUÇÃO
O presente relatório visa proceder a uma exposição da lei de Hooke. Mais do que descrever tal lei, o mesmo pretende a partir dos experimentos feitos em sala de aula mostrar as discussões dos resultados obtidos.
‘’Para todo ação existe uma reação’’, tese comprovada na terceira Lei de Newton e que, por conseguinte recai diretamente na lei de Hooke. A própria definição da mesma nos mostra: quando aplicada uma determinada força externa, por exemplo, a força peso, em uma mola, esta reagiria sofrendo uma deformação na mesma proporção a força aplicada, porém de sentido oposto à força peso com intuito de restaurar o seu estado inicial. A esta força contrária Hooke chamou de força elástica da mola. Matematicamente temos abaixo a expressão da lei de Hooke que a partir dela podemos inferir algumas conclusões.
Fel = k. Δx
Vetorialmente temos: Fel = - k. Δx (1.1)
Em que:
(Fel) corresponde a força elástica da mola;
(k) corresponde a constante elástica da mola, no S.I em N/m;
(Δx) corresponde a deformação sofrida pela mola.
O sinal negativo da expressão vetorial significa que a força elástica possui vetor de sentido oposto ao da força aplicada à mola, ou seja, possui sentido oposto à deformação como dito na definição acima. Tal fato caracteriza a força elástica como