relatório de física
INSTITUTO DE ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ENGENHARIA DE ENERGIAS – 2º TRIMESTRE
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FÍSICA I
RELATÓRIO DA AULA DE LABORATÓRIO DE FÍSICA I
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (M.R.U.)
Aluno: Professor:
Redenção 21 de Novembro 2013
Índice
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Denomina-se Movimento Retilíneo quando a trajetória é uma linha reta, e Movimento Uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, no movimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais.
Dessa forma podemos concluir que Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) é definido como aquele que possui velocidade instantânea constante. Decorre, imediatamente, da definição que a velocidade escalar média é também constante, para qualquer intervalo de tempo, e seu valor coincide com o da velocidade escalar instantânea. Isso é o mesmo que dizer que o móvel percorre uma trajetória retilínea e apresenta velocidade escalar constante.
A unidade de medição do comprimento padrão, sendo este expresso no Sistema Internacional (S.I.) é o metro. Pode-se definir o metro como sendo à distância percorrida pela luz durante um intervalo de tempo especificado. Apesar do metro corresponder a medida padrão, nesse experimento iremos utilizar uma unidade derivada do metro, o centímetro, por ser mais adequado devido as dimensões dos aparelhos utilizados.
No decorrer desse experimento trataremos sobre um tipo específico de movimento, chamado de Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.).
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (M.R.U.): Denomina-se Movimento Retilíneo quando a trajetória é uma linha reta, e Movimento Uniforme quando a velocidade escalar do móvel