influencia da fisioterapia na prevenção de quedas em idosos
1.2 Delimitação do tema
Intervenção da fisioterapia na prevenção e tratamento de quedas em idosos.
2 Formulação do problema
A queda é definida como uma falta de capacidade para corrigir o deslocamento do corpo, durante seu movimento no espaço. As quedas entre pessoas idosas constituem um dos principais problemas clínicos e de saúde pública devido a sua alta incidência, as consequentes complicações para a saúde e aos custos assistenciais. [ carregaro; toledo, 2008]. Diante do exposto, pergunta-se qual a importância da fisioterapia na prevenção de quedas em idosos?
3 Justificativa
A pesquisa tem essencial importância devido ao fato de que as quedas em idosos e as consequentes lesões constituem um grande problema de saúde pública de grande impacto social nos últimos anos em todos os países. Essa pesquisa promove um amplo conhecimento sobre a importância da fisioterapia na prevenção de quedas em idosos a fim de informar que têm como amenizar o problema. A pesquisa tenta deixar bem claro, que a aplicação do tratamento fisioterapêutico oferece grandes benefícios ás pessoas idosas. Assim como a prevenção e o tratamento desses idosos.
4 Objetivos
4.1 Objetivo geral
- Elaborar uma proposta de intervenção fisioterapêutica para prevenir ou minimizar os riscos de quedas em idosos.
4.2 Objetivos específicos
- Identificar os fatores extrínsecos e intrínsecos de risco de quedas em idosos.
- Verificar os efeitos do exercício físico na prevenção de quedas em idosos.
5 REFERENCIAL TEÓRICO
Umas das grandes mudanças observadas no mundo nas últimas décadas foi a universalização do processo de transição demográfica, no qual percebe-se a mudança de uma situação de mortalidade e natalidade elevadas para uma situação com mortalidade e natalidades baixas, com aumento da proporção de idosos (COSTA et.al., 2001) A