Relatório de Física IV
Com a finalidade de aprofundar os conhecimentos sobre associação de espelhos e incidência de luz sobre a interface de separação em meios de propagação distintos (refração), foram realizados dois experimentos. O primeiro (prática I) tornou concreta a compreensão sobre espelhos, cuja teoria já havia sido aplicada durante as aulas e no segundo (prática II) foram apresentadas a teoria e a prática sobre refração. Será abordada neste trabalho a discussão dos dois experimentos, cálculos realizados a partir de dados coletados durante ás práticas assim como imagens dos mesmos.
Objetivos
Na pratica I, o objetivo era encontrar o número de imagens formadas a partir da associação de dois espelhos planos. Na prática II, o objetivo era encontrar o índice de refração do meio líquido (água + açúcar), mediante os ângulos i e r.
Prática I
O espelho plano é uma superfície plana que reflete um raio luminoso em uma direção definida, ao invés de absorvê-lo ou espalhá-lo em todas as direções.
Em um espelho plano há a formação de uma única imagem, mas usando mais de um espelho plano podemos obter a formação de múltiplas imagens a partir de um único objeto.
Veja a figura abaixo em que dois espelhos planos estão dispostos de modo a formar um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90°:
Dois espelhos em um ângulo reto formam 3 imagens do objeto
Podemos observar que cada espelho formará uma imagem do objeto (I1 e I2), além de uma imagem da imagem formada pelo outro espelho. Esta última imagem é formada no mesmo ponto por ambos os espelhos (I12). O número total de imagens formadas por este conjunto de espelhos é 3.
Para descobrir, ou seja, calcular o número de imagens formadas pela associação de dois espelhos colocados em um ângulo , temos a seguinte equação:
Onde: n → é o número de imagens → é o ângulo formado entre os dois espelhos planos
Obs.: Caso o ângulo entre os espelhos seja 0º terá a formação de infinitas imagens.
Procedimento