Relatório de Física Experimental
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Departamento de Física
Disciplina: Laboratório de Mecânica
Relatório 4 – Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Curso: Engenharia
Turma: N Data de entrega: 05/05/2011
Docente: Gustavo Gusmão
Objetivos
Observar em laboratório as características e o comportamento de um móvel com movimento retilíneo uniformemente variado. Determinar o deslocamento, a velocidade e a aceleração do mesmo e estabelecer por meio desta prática as relações existentes entre essas grandezas e o seu tipo.
Material Utilizado
1. Trilho de ar
2. Cronômetro eletrônico digital
3. Unidade geradora de fluxo de ar
4. Carrinho
5. Cabos
6. Fotossensor
7. Paquímetro
8. Mecanismo de disparo
9. Fita métrica
Fundamentação Teórica
A parte da Física que analisa movimentos, variações de energia e as forças que atuam sobre um corpo é chamada Mecânica e a parte da mecânica que descreve os movimentos, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante, corresponde a Cinemática.
A cinemática é um ramo da Física que descreve o movimento dos corpos, sem se preocupar com a análise de suas causas. Para facilitar tal estudo, trabalhamos normalmente com partículas ou pontos materiais, que são corpos que possuem suas dimensões desprezadas e que têm todos os seus pontos movendo-se de maneira igual durante toda a trajetória.
Nesta prática abordaremos o estudo do movimento retilíneo uniformemente variado (M.R.U.V.), que consiste em um tipo de movimento no qual a aceleração escalar instantânea do móvel considerado, é constante, e não-nula, e a velocidade escalar possui variações iguais em intervalos de tempo iguais.
Para iniciar o estudo do M.R.U.V. precisamos relembrar alguns conceitos, como: referencial, velocidade média,