Relatório De fisica
NOME
MATRÍCULA
CURSO
TURMA
PROFESSOR
DATA
5.1 OBJETIVOS
Determinar a densidade de sólidos e líquidos.
Verificar experimentalmente o princípio de Arquimedes.
Determinar o empuxo.
Verificar a condição para que um sólido flutue em um líquido.
5.2 MATERIAL
Dinamômetro graduado em N;
Corpos sólidos (plástico, ferro, chumbo, parafina, madeira);
Líquidos (água, álcool);
Garrafa plástica com tampa;
Béquer de 140 mL;
Proveta de 100 mL.
5.3 FUNDAMENTOS
Nesta prática estudaremos o conceito de massa específica ou densidade*. Sendo m a massa de um corpo e V o seu volume, sua massa específica, que representaremos pela letra grega (rô), é definida pela relação: (5.1)
Desta maneira, representa a massa por unidade de volume do corpo. Quando um corpo tem grande densidade isto quer dizer que ele contém uma grande massa em um pequeno volume. Algumas vezes ouvimos as pessoas dizerem que o chumbo é mais pesado do que a água. A maneira correta de se expressar esta idéia é dizer que o chumbo é mais denso do que a água; pois, considerando-se iguais volumes de água e de chumbo, o chumbo terá maior massa. No sistema MKS, a unidade de massa específica é kg/m3, mas também é muito usada g/cm3. Para transformar uma na outra basta saber que 1g/cm3 = 103 kg/m3. Nesta prática usaremos preferencialmente 1g/cm3.
Quando um corpo é total ou parcialmente imerso em um fluido (líquido ou gás) em equilíbrio, o fluido exerce pressão em todos os pontos da superfície do corpo que esteja em contato com ele. Como a pressão é maior nas partes imersas mais profundas, haverá uma força resultante verticalmente para cima, denominada empuxo. Arquimedes descobriu este fato experimentalmente muito antes de estabelecida as leis básicas da Mecânica e enunciou seu famoso princípio: “Todo corpo total ou parcialmente imerso em um fluido, sofre a ação de